PLENÁRIA NACIONAL DE MULHERES: Esperançar para o mundo transformar: 1º dia da Plenária de Mulheres reforça a coragem e força das margaridas

Após anos de pandemia, que impossibilitaram a realização de forma presencial da 7ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais em 2020, as margaridas estão reunidas para a 8ª PNMTR, que acontecerá nos dias 14 a 16 de outubro, em Luziânia/GO. Com o mote “Fortalecer para não retroceder: juntas somos mais”, as mulheres agricultoras familiares se reúnem e se unem com muita esperança entre abraços, sorrisos, cantorias, reafirmando sua coragem e força. A Federação de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) está participando da plenária nacional, com as presenças da secretária de Mulheres, Marleide Fernandes, da primeira secretária geral, Iara Eneas, a primeira e a segunda tesoureira, Avanise Fernandes e Maria Leonia, e presidentes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de diversos municípios paraibanos.

Agricultoras da Paraíba participam da 8º Plenária Nacional das Mulheres.

Para a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, a realização da 8ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais é uma experiência única em decorrência de tudo o que as mulheres enfrentaram com a Covid-19.

“Vivemos momentos muito difíceis, porém, agora podemos nos encontrar presencialmente, nos abraçar, para fazer vibrar a nossa força, nos ver uma nas outras e nos sentir como parte de um coletivo, de algo maior. Juntas, nós nos nutrimos, canalizamos a força de tantas outras mulheres que vieram antes de nós. Para mim, é uma honra compartilhar essa caminhada com vocês e fazer parte da história da organização e luta das mulheres que constroem, cotidianamente, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais”, compartilha.

Durante a Plenária Nacional de Mulheres, as dirigentes sindicais potencializam reflexões, o debate coletivo e as partilhas entre mulheres do campo, da floresta e das águas do Brasil, sobre temas que afetam sua vida e trabalho, a partir de suas experiências e do lugar de atuação no MSTTR, identificando desafios e avanços para fortalecer a organização e luta das mulheres trabalhadoras rurais agricultoras familiares.

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, ressaltou que “esta é a primeira plenária preparatória para o nosso 14º Congresso da CONTAG, em seguida acontecerão mais duas, a da terceira idade e da juventude. Esse processo preparatório que acontece nas plenárias é importantíssimo para formular o texto base, que será entregue para as diretorias das Federações e farão parte da construção do Documento Base do nosso Congresso.”

A presidenta da FETAPE, Cícera Nunes, compartilhou sobre a alegria de estar junta com as companheiras novamente, pós pandemia. “Eu quero dizer a vocês que foi um momento difícil para nós e não desistimos de lutar e de fazer o que tem que ser feito. Nós somos sindicalistas, mulheres, lutadoras, educadoras, representamos esse país e seguramos a nossa Confederação, as Federações e os Sindicatos de cabeça erguida. Que essa plenária nos traga rumo com que nós queremos combater, como zerar a fome, combater o preconceito e o racismo.”

A representante da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gabriela Dias, explanou que, “para nós, a CONTAG é uma parceira estratégica no nosso trabalho na Secretaria-Geral. Sabemos que temos muitos desafios à frente, que as lutas e as reinvindicações são muito maiores do que podemos oferecer nesse momento. Mas, com a força de vocês, com a organização que já tem e com a garra das mulheres buscaremos espaço dentro do Estado brasileiro para poder avançar nas políticas públicas.”

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, compartilhou que “as mulheres têm lutado anos e anos para gerar a igualdade. E, segundo a ONU, vai demorar 300 anos para que possa ter igualdade entre homens e mulheres. Nós não temos 300 anos, precisamos da igualdade agora. Nós não vamos lutar 300 anos, porque nós não queremos ser mortas, caladas ou silenciadas. Nós queremos ter voz, ter direitos e queremos estar onde nós quisermos, porque esse é o nosso lugar.”

PROGRAMAÇÃO

A programação do 1º dia da Plenária conta com o painel de abertura, que explana sobre em que conjuntura acontece a 8ª PNMTR, coordenado pela secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, e com as painelistas Elisabetta Recine (Consea), Miriam Nobre (MMM) e Socorro Silva (Secadi/MEC).

O painel temático 1 aborda o desenvolvimento rural sustentável e solidário na perspectiva da agroecologia: o entrelaçar dos saberes e fazeres das mulheres. Coordenado pela secretária de Política Agrícola da, Vânia Marques Pinto, e com as painelistas Claudia Schmitt (CPDA/UFRRJ), Letícia Tura (FASE) e Danielle Wagner (UFOPA, Gepad).

Fortalecer para não retroceder: juntas somos mais fortes

Confira as imagens AQUI

Por Malu Souza / Comunicação CONTAG

Publicações relacionadas